Pesquisa: Evangelização e Discipulado
Clique aqui para fazer o download do relatório sintético da pesquisa.
Clique aqui para fazer o download do relatório analítico da pesquisa.
1. PROPÓSITO DA PESQUISA
A convenção Batista Nacional (CBN), por meio de sua Secretaria Nacional de Missões (SENAM), elaborou uma pesquisa visando conhecer melhor a realidade das igrejas, concernente à evangelização e ao discipulado, identificando suas potencialidades para apoiá-las no desenvolvimento de projetos e estratégias para o avanço missionário.
Esta pesquisa foi coordenada pelo pastor Elcimar Fernandes, que contou com o precioso apoio do pastor Cristiano Poletto na coleta de dados. O tempo investido para sua realização, da preparação à análise final, foi de 4 meses (junho a setembro de 2020). A metodologia utilizada foi quantitativa, com coleta de dados por meio de formulário eletrônico do Google, num período de 36 dias (23/06/20 a 29/07/20).
2. ABRANGÊNCIA DA PESQUISA
A pesquisa abrangeu as igrejas e congregações (missões) batistas nacionais nos 26 estados e no distrito federal. A população pesquisada é composta de 2.720 igrejas e congregações, cadastradas no banco de dados da CBN, na ocasião da coleta de dados. A amostra foi randomizada, isto é, aconteceu de forma aleatória, abrangendo 822 igrejas e congregações que responderam ao questionário eletrônico, o que representa 30,22% da população pesquisada; pertencem a 468 diferentes municípios, correspondendo a 41,08% dos municípios onde as igrejas da CBN estão localizadas. A confiabilidade da pesquisa é de 99%, com a margem de erro de 3,76%.
3. ANÁLISE
Perfil das igrejas respondentes
A. Tempo de fundação das igrejas pesquisadas
B. Quantidade de membros
Evangelização
C. Sua igreja possui um programa que envolva os membros na evangelização da cidade?
D. Qual a principal estratégia utilizada nas ações evangelísticas?
Discipulado
E. Sua igreja possui um programa que envolva os membros na evangelização da cidade?
F.O programa de discipulado atende qual público/fase?
G. Você conhece algum programa, ou metodologia, que orienta o discipulado para membros, líderes e pastores?
Ensino Bíblico
H. Qual a principal estratégia de ensino bíblico utilizada em sua igreja?
I. Qual a origem do material didático para o ensino bíblico e discipulado?
Apoio da CBN
J. Você gostaria de receber apoio da denominação para as ações de evangelismo e discipulado desenvolvidas por sua igreja local?
4. CONCLUSÃO
- Das igrejas respondentes, 71% foram fundadas há mais de 11 anos, sendo 27% fundadas de 11 a 20 anos e 44% há mais de 20 anos. Apenas 5% das igrejas foram plantadas há menos de 1 ano. Fazendo uma extrapolação dos dados, podemos considerar que a CBN conta com um número expressivo de igrejas consolidadas e poucas igrejas recém-plantadas.
- Ainda referente ao perfil das igrejas respondentes, a maioria (56%) possui até 100 membros. As igrejas nas categorias até 300 membros representam 85% do total das respondentes. Apenas 6% das igrejas afirmaram possuir mais de 1000 membros. O perfil prevalente na CBN é de igrejas de pequeno e médio porte.
- A maior parte das igrejas (81%) afirmou possuir um programa que envolve os membros na evangelização da cidade e contam, principalmente, com as estratégias de evangelismo nas células/pequenos grupos (25%), e evangelismo pessoal de amigos e familiares (23%). Percebe-se que 48% das igrejas priorizam o evangelismo relacional. Este percentual pode se elevar para 66% se entendermos que o evangelismo realizado por meio dos ministérios da igreja local seja, exclusivamente, relacional.
- O percentual de igrejas que possuem um programa de discipulado (85%) é ligeiramente maior em comparação com aquelas que afirmam possuir um programa de evangelização (81%).
- Todas as igrejas que não possuem um programa de discipulado também responderam negativamente quanto a existência de um programa evangelístico que envolva a membresia local. Das 156 igrejas que não possuem um programa de evangelização, 124 (79%) também não possuem um programa de discipulado. Estas constituem uma parcela de igrejas em situação crítica, que não atuam na evangelização e discipulado de forma intencional.
- Ao observar o tempo de fundação das igrejas que não possuem programas de evangelização e discipulado, identificou-se uma proporcionalidade em relação ao número total de igrejas em cada categoria de tempo de fundação. Por isso, acredita-se não haver uma correlação entre essas variáveis.
- Nas igrejas que desenvolvem o discipulado, o principal público/fase atendido pelo programa são os novos convertidos em preparação para o batismo (33%). Apenas 24% das igrejas afirmam atender todos os públicos, desde as pessoas não convertidas até os líderes em aperfeiçoamento para o ministério cristão. Ainda é pequeno o número de igrejas que atuam no discipulado de forma integral.
- O programa, ou metodologia de discipulado, mais conhecido do grupo pesquisado é a série - Passo a Passo com Cristo (Lerban), citada 50 vezes, seguida do Modelo de Discipulado Apostólico (MDA), citado 39 vezes. Juntos, MDA, DNA (Batista Central de BH), G12 e outras metodologias ligadas a células e pequenos grupos, foram citadas mais de 100 vezes. É importante ressaltar que nem todas as metodologias conhecidas são utilizadas pelas igrejas. Um total de 31 igrejas desenvolveram sua própria metodologia de discipulado.
- A Escola Bíblica Dominical (EBD) ainda é a principal estratégia de ensino bíblico utilizada nas igrejas batistas nacionais. Das igrejas respondentes, 45% utilizam esse sistema de ensino.
- Referente ao material didático, utilizado para o ensino bíblico e discipulado, não há exclusividade quanto a origem. As igrejas têm como fonte os materiais fornecidos pela Lerban (31%) e outras editoras evangélicas (26%), bem como os materiais produzidos pela própria igreja (29%). Há igrejas que mesclam as três fontes.
- Apesar da maioria das igrejas já possuírem programas de evangelismo (81%) e discipulado (85%), 747 respondentes (91%) gostariam de receber apoio da denominação para as ações de evangelismo e discipulado desenvolvidas pela igreja local. Isto reforça a importância da denominação em orientar e equipar as igrejas para o cumprimento da sua missão.
5. RECOMENDAÇÕES
Parece-nos, portanto, que devemos:
- Agradecer a Deus pelas 2.720 igrejas e congregações batistas nacionais e pela relevante missão que têm desempenhado em solo brasileiro.
- Fomentar a plantação de novas igrejas em locais carentes e estratégicos de nossa pátria.
- Colaborar com a revitalização e fortalecimento das igrejas já plantadas:
- Incentivando e orientando as igrejas que desejarem criar programas que visem a evangelização e discipulado.
- Instruindo e instrumentalizando as igrejas que já possuem programas de evangelização e discipulado para o aprimoramento do trabalho.
- Produzir material didático de qualidade que sirva ao ensino bíblico e discipulado.
- Equipar as igrejas para a evangelização relacional e discipulado integral.
- Disponibilizar recursos e consultoria para as igrejas que desejarem trabalhar em pequenos grupos.