Relatório da Diretoria

De agosto a novembro de 2015

Diretoria da CBN tem envidado esforços para atender às demandas das estaduais e para cumprir uma agenda de visitas e compromissos com as convenções estaduais, com departamentos e outras organizações cristãs, parceiras da CBN.

Estamos encerrando mais um ano e pela graça de Deus continuamos firmes nos propósitos para os quais fomos eleitos. O ano de 2015 foi difícil, pois vimos muitos dos pioneiros da Renovação Espiritual e da CBN partirem às mansões celestiais, entre eles podemos citar: Pr. Rosivaldo de Araújo, Irmã Mirian Araújo, Pr. Josué Santana, Pr. Joaquim Carvalho, Pr. Enéas Tognini, Pr. Joel Ferreira e outros. Isso fez com que o peso fique ainda maior sobre os nossos ombros, contudo também foi um ano de vitórias e avanços, dentre os quais podemos destacar a 1a Campanha Nacional de Oração e Jejum da nossa história, que reuniu centenas de Igrejas Batistas Nacionais e milhares de discípulos de Cristo em todo Brasil com dois propósitos: Renovação Espiritual e Cura para a nossa nação.

Ao findar 2015 queremos expressar nossa gratidão ao Senhor por tudo que fez em nosso meio; pelas igrejas e pastores fieis no envio do Plano Cooperativo Estadual e Nacional, e das ofertas para o Fundo de Solidariedade, sem os quais não conseguiríamos realizar tão grande obra.

Além disso, queremos ressaltar a elaboração de um plano de trabalho para a SENAM – Secretaria Nacional de Missões e a escolha do Pr. Odinei Ferreira, desde setembro passado, como secretário nacional; destacamos também a escolha do Pr. Elcimar Fernandes, desde setembro, como novo Coordenador da SEDELIM e REDEMI, assumindo o lugar do casal de Mis. Bruce e Ana Borquist.

Na área de parceria e investimento nas Estaduais, ressaltamos o fim da parceria entre a CBN Nacional e a CBN-RN, foram mais de cinco anos, e resultou num grande avanço da obra naquele Estado. Louvamos a Deus pela vida do Pr. José Rosa e sua esposa Sandra, que deram grande contribuição para o crescimento geral daquela convenção. Nesta mesma área, informamos a parceria da CBN, por meio da SENAM, fez com a CBN-CE, a partir de janeiro de 2016 até 2020.

Neste projeto a CBN enviará o Pr. José Rosa e a esposa para servirem àquele Estado em todas às áreas.

Entre as ações relevantes deste ano, enfatizamos o socorro imediato, feito pela Redemi, por meio do Fundo Nacional de Solidariedade, que nos permitiu ofertar R$ 30.000,00 para 20 (vinte) famílias além de uma igreja batista nacional, vitimadas pela inundação em Rio Branco/AC, em março.
Finalizamos o nosso relatório destacando algumas das visitas feitas e ainda as participações em encontros e eventos realizados em diversos Estados.

Agosto
Dia 22, o presidente, Pr. Edmilson, pregou em Capivari, na reunião da Associação da Regional da CBN-SP em Campinas, onde ministrou a Palavra e também divulgou a campanha de oração.
Dias 28 e 29, o presidente viajou para Itapetinga/BA e pregou no aniversário da 2a Igreja Batista, aproveitando a ocasião para conversar com o Pr. Odinei sobre a Senam.

Setembro
Nos dias 03 e 04, a diretoria se reuniu em Brasília, onde tratou de diversos assuntos, inclusive a definição das ações para 2016.
No dia 09, o presidente e o secretário geral Pr. Esdras Dias compareceram à cerimônia fúnebre do Pr. Enéas Tognini, na Igreja Batista do Povo, em São Paulo.
No dia 28, o presidente pregou na celebração do cinquentenário da Igreja Batista Monte Sinai em Vila Velha, ES e no dia 29 participou de uma reunião conjunta da CBN-ES e ORMIBAN-ES. Na ocasião, ministrou uma palavra devocional aos pastores e divulgou a campanha de oração.

Outubro
No dia 05, o presidente foi para Belo Horizonte/MG e se reuniu com o Dr. Pablo, advogado da CBN, para tratar de assuntos de interesse da convenção.
Nos dias 05 e 06, o presidente ministrou no Congresso de Pastores da ORMIBAN-MG.
No dia 06, o presidente fez uma visita ao Pr. Márcio Valadão, em seu escritório, na sede da Igreja Batista da Lagoinha. Neste mesmo dia, em companhia do Pr. Domingos, o presidente fez uma visita ao Pr. José Rego do Nascimento, que completará 94 anos em dezembro.
No dia 19, o presidente foi a São José dos Campos, onde visitou o Pr. Cláudio Ely D. Espíndola que se recuperava de problemas de saúde.
No dia 24, o presidente ministrou a Palavra na reunião da Ordem de São Paulo, que aconteceu de Araras/SP.
No dia 28 de setembro, o presidente em Belo Horizonte, assinou a escritura de venda da propriedade do STEB naquela cidade.
De 28 a 31 de outubro, o presidente representou a CBN no encontro Nacional de Capelães Militares da ACMEB, em Recife/PE.
No dia 29, o presidente pregou na Igreja Batista do Pina, em Recife, PE e no dia 31 foi ao 2o Congresso da Associação dos Diáconos de Pernambuco, na cidade de Ribeirão como um dos oradores.

Novembro
De 12 a 15, o presidente e o segundo secretário da CBN, Pr. José Rosa, fizeram na cidade de Sobral/CE, onde tiveram uma reunião com os pastores daquele Estado, na qual apresentaram a proposta da diretoria de enviar o Pr. José Rosa para um projeto de cinco anos naquela estadual.
No dia 14, o presidente ministrou a Palavra no Congresso da UEFBN do Ceará na cidade de Sobral.
No dia 18, o presidente enviou o Coordenador da REDEMI/SEDELIM, Pr. Elcimar Fernandes, a Governador Valadares/MG para acompanhar "in loco", a situação caótica resultante do rompimento da barragem em Mariana/MG.
No dia 21, o presidente foi à Igreja Batista Betel em Várzea Paulista/SP, por ocasião dos 35 anos de ministério do Pr. Jeremias Santana, onde também foi o preletor.