E santificareis o ano quinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família. Lv 25.10
  • SAÚDE DO HOMEM

    Novembro azul

    Mês de combate e conscientização do câncer de próstata.
    "tem cuidado de ti mesmo..." 1Tm 4.16a

    veja mais

  • liderança serva

    Igreja Batista Nacional de Vila Maria/SP

    Treinamento de Liderança Serva ministrado pelo coordenador da Secretaria Nacional de Missão, Pr. Elcimar Fernandes.

    veja mais

  • CBN

    COMUNICADO OFICIAL

    DIRETRIZES PARA CONVITES DE PRELETORES E CANTORES E POLÍTICA PARTIDÁRIA NO ÂMBITO DA CBN

    Esclarecimentos das medidas aprovadas pelo CONPLEX acerca das exigências que alguns preletores e cantores fazem para participar de eventos bem como a proibição de propaganda política no âmbito da CBN.

    veja mais

  • Igreja em Ação

    Centenário da 1ª Primeira Igreja Batista de Ubaíra/BA

    1917 foi o ano de inauguração da 1ª Igreja Batista no município de Ubaíra, no estado da Bahia. Sob a direção do Senhor a igreja produziu frutos para o Reino com o agregamento de membros e implantação de missões...

    veja mais

  • Igreja em Ação

    Igreja Batista Betel de Aracaju Celebra Jubileu de Ouro

    Com um grupo de aproximadamente 80 irmãos liderados pelo pastor Gerson Vila-Bôas, foi formada a Igreja Batista Betel no dia 14 de julho de 1967. Agora em 2017, a Igreja completa 50 anos de organização eclesiástica e para celebrar o Jubileu de Ouro...

    veja mais

  • Plano Cooperativo

    Informações gerais e 2ª via do boleto

    Como já é de conhecimento, desde 2008 a contribuição do Plano Cooperativo da CBN é feito por meio de boleto bancário, mensal ou anual. Os boletos eram gerados sem data de vencimento para que a igreja tivesse liberdade em contribuir na data mais viável, na modalidade ‘sem registro’, ou seja, a taxa bancária só era paga ao banco após a quitação do boleto...

    veja mais

  • Fundo de Solidariedade Batista Nacional

    Auxílio e socorro imediato às familías

    Em situações de catástrofes ou calamidades as necessidades de alimentos e roupas são rapidamente supridas e isto já é motivo de grande louvor a Deus, mas decorridos alguns dias da tragédia o esquecimento toma conta das pessoas, a mídia abandona o assunto, e a reconstrução das vidas dessas pessoas, parte mais difícil do processo, cai no esquecimento...

    veja mais

  • Novembro azul
  • Igreja Batista Nacional de Vila Maria/SP
  • COMUNICADO OFICIAL
  • Centenário da 1ª Primeira Igreja Batista de Ubaíra/BA
  • Igreja Batista Betel de Aracaju Celebra Jubileu de Ouro
  • Informações gerais e 2ª via do boleto
  • Auxílio e socorro imediato às familías
  • Artigos
  • Aviva, Ó Senhor, A Tua Obra

Oração do profeta Habacuque sobre Sigionote. Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. (Hc 3.1-2 ACF)

Considerações Preliminares

O autor deste livro identifica-se como "o profeta Habacuque" (1.1; 3.1). Além disso, não oferece nenhum outro dado acerca de sua pessoa nem de sua família. Seu nome, que significa "abraço", não aparece em nenhum outro lugar das Escrituras.

O profeta Habacuque viveu numa época de grande declínio moral e espiritual em Judá (Reino do Sul). Ele sabia que o juízo de Deus se aproximava e viria por meio da invasão babilônica. Ele não se conformava com a iniquidade do seu povo nem com o avanço de Nabucodonosor. É nesse contexto que aparece o famoso clamor por avivamento do profeta menor Habacuque: "... aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia".

O que significa avivar?

No dicionário (Aurélio) de Língua Portuguesa, o termo avivamento vem do verbo "avivar", que significa: "tornar mais vivo, estimular, tornar mais nítido, ativo e intenso".

O termo avivamento e seu significado na Escritura

No Antigo Testamento:

O verbo hebraico hyh (avivar) tem o significado primário de "preservar" ou "manter vivo". Porém, "avivar" não significa somente preservar ou manter vivo, mas também purificar, corrigir e livrar do mal. Esta é uma consequência natural em toda vez que Deus aviva. Na história de cada avivamento, dentro ou fora da Bíblia, lemos que Deus purifica, livra do mal e do pecado, tira a escória e as coisas que estavam impedindo o progresso da causa.
O verbo "avivar", em suas várias formas é usado mais de 250 vezes no Antigo Testamento.

No Novo Testamento:

Encontramos no grego um conjunto de palavras que expressam o conceito básico de avivamento. Outras palavras gregas comparam o avivamento ao reacender de uma chama que se apaga aos poucos ou uma planta que lança novos brotos e floresce novamente.
Billy Grahan referindo-se ao avivamento disse: "Todo avivamento que já aconteceu na história do mundo ou na história da igreja deu grande ênfase à santidade de Deus".

Um avivamento sempre se faz necessário quando vivenciamos um quadro de apatia espiritual, de mornidão. Devemos manter o fogo ardendo continuamente sobre o altar (Lv. 6.13). O avivamento provocado pelo Espírito Santo resulta em mudança no padrão moral e espiritual das pessoas.

Observe no livro de Atos, a partir do nascimento da igreja, avivamento em Jerusalém, Samaria, Antioquia da Síria e Éfeso. E desde então são muitos os relatos da obra vivificadora do Espírito Santo na história da igreja, como por exemplo, na Alemanha com a Reforma Protestante do século XVI; na Inglaterra no século XVIII; na Rua Azuza em 1906 nos EUA; entre os negros Zulus da África do Sul na década de 60; na Coréia do Sul nestes últimos tempos e até mesmo no Brasil.

Devido aos dias maus que estamos vivendo, a Igreja brasileira precisa mais do que nunca experimentar um mover poderoso do Espírito de Deus a fim de prosseguir triunfante. Precisa experimentar um avivamento.

O Apóstolo Paulo disse à igreja de Corinto: "Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder". (1 Co 4.20)
Precisamos ser revestidos de poder. Carecemos mergulhar no rio de avivamento, não apenas se contentar com águas no tornozelo.
O Pr. Argentino Juan Carlos Ortiz, autor do Livro "O Discípulo" disse: "Temos que entrar no rio até não dar mais pé, até sermos levados por ele. O rio de Deus nos carrega, porque ele vai aonde Deus vai. Hoje, estamos dirigindo o Espírito Santo de muitos modos. Isto acontece porque ainda estamos com os pés no fundo — e, portanto vamos onde queremos ir. Mas quando flutuamos, o rio nos leva aonde ele quer que vamos".

  • Avivamento genuíno é fruto de oração, clamor;
  • Avivamento genuíno gera obediência à palavra de Deus;
  • Avivamento genuíno traz santidade;
  • Avivamento genuíno se desdobra em milagres;
  • Avivamento genuíno traz renovo para a igreja;
  • Avivamento genuíno traz crescimento espiritual;
  • Avivamento genuíno capacita a igreja a alcançar seus objetivos.

Embora não encontremos o termo "avivamento" nas Escrituras, o verbo "avivar" é usado com bastante frequência. Em I Rs 17.22 a palavra hebraica é "shub", que se refere ao ato de fazer voltar à vida algo que se encontrava morto ou simplesmente, renovar ou restaurar. Deus que trazer vida aos ossos secos, o SENHOR quer gerar um grande avivamento em cada um de nós. O Deus Criador quer gerar vida no que está morrendo; quer reacender a chama da fé que está se apagando; quer soprar bons ventos naquilo que está fracassando.

Que o fogo do Espírito Santo continue nos purificando para que levemos uma vida santa e de obediência ao Senhor nosso Deus.

Aviva, ó SENHOR, a tua obra.

pranderson


Pr. Anderson Vieira

E-mail: pranderson@ibnpeniel.com.br
Pastor Auxiliar na Igreja Batista Nacional Peniel em Cuiabá/MT

Localização

SDS Bloco M, 14 - Brasília/DF

cbn@cbn.org.br
(61) 3321-8557 9 8111-0560

Segunda a sexta
09h às 12h e 13 às 18h