IBN São Felix do Araguaia

Escola de líderes é exemplo de boas práticas na área do ensino

"Obedecer a direção de Deus pode ser um desafio num mundo que ensina as pessoas, desde cedo, que é preciso aproveitar as oportunidades da vida para vencer", explica a jornalista e professora Sônia Kaingáng, à frente da Escola de Líderes da IBN de São Félix do Araguaia, cidade do interior de Mato Grosso.
Foi a partir da Escola de Líderes, que estas preocupações foram sendo transformadas a partir de dentro da igreja. Criada há dois anos, a primeira frente de atuação da Escola foi voltada à compreensão bíblica da unidade orgânica da igreja, em que os filhos de Deus são estimulados a conhecer melhor a direção estabelecida para cada um em suas vidas.
Segundo os pastores dirigentes, Ailton Rodrigues e a esposa Elinei de Melo Silva a própria Escola é resultado de uma direção confirmada pelo Senhor para toda a igreja. "Através de oração e busca, tivemos a confirmação de que a Escola é um sonho que nasceu no coração de Deus para todos nós e que foi ganhando sentido a cada dia", se alegram os pastores que também se inscreveram como alunos e recentemente se formaram, mostrando obediência à direção dada por Deus à igreja local.
Os pastores relatam que tiveram um cuidado rigoroso com a proposta de ensino da Escola, especialmente na escolha do material usado no conteúdo de ensino que é a revista especializada na formação de líderes cristãos na IBN, da editora Lerban.

Primeiros Frutos

turma 2013

Em dois anos, a Escola de Líderes, que tem duração de um ano e meio, capacitou um público de 22 pessoas entre adolescentes, jovens, adultos e pessoas de mais idade inscritos em duas turmas, iniciadas em 2012 (2º semestre) e em 2013 (1º semestre).
O curso acontece na própria igreja e é voltado à aplicação prática das escrituras com ênfase no crescimento de grupos familiares na igreja, que hoje mantém cinco deles em funcionamento.

O Desafio de Atender ao Chamado

É papel da Escola auxiliar na busca e confirmação de ofícios e vocações na Casa de Deus e preparar as pessoas biblicamente para atender com responsabilidade, o chamado de Deus para suas vidas.
A jovem Laura Renata Araújo acredita que valeu a pena o ensino da palavra de Deus obtido na Escola. "Antes não me via como líder, mas hoje, o Senhor me deu algo que gosto muito de fazer na casa de Deus, eu acredito que tenho a confirmação do meu chamado", declarou confiante.

Avaliações Práticas

A avaliação da Escola também acontece em projetos práticos como "O Obreiro Aprovado", com foco em iniciativas de cunho evangelístico no seio da comunidade, todos de autoria dos estudantes. A cada ano, a Escola seleciona os melhores projetos para destacar na IBN como o da obreira Conceição Souza, formada no final de 2013 e que resgatou o histórico das obreiras e sua ação junto aos pastores na igreja.
Conceição aponta como a Escola contribuiu no seu cotidiano de vida, "eu cresci espiritualmente depois de concluir a Escola, aprendi que somos o maior instrumento de Deus e devemos trabalhar com amor fazendo a obra", esclarece.
Recentemente, o projeto destaque da 2º turma, que comemorou sua formatura em uma bela festa realizada em julho na igreja, foi o do líder José Luiz Alves Araújo, que conquistou reconhecimento por seu projeto de doação de bíblias ao longo de 2014.

Novos Projetos

Neste 2º semestre de 2014, estão previstos pela Escola, o lançamento do site da igreja, a organização do 1◦ Seminário da Escola de Líderes, que deve acontecer em outubro, onde serão convidadas as igrejas da região, e ainda, a publicação de um livro do pastor Ailton Rodrigues, elaborado para subsidiar os trabalhos da Escola.

O Treinamento de Deus é para a Vida

Nesta próxima etapa, a Escola deve se aprofundar nas questões práticas, não somente da igreja, mas da vida em geral. "O treinamento de Deus é para a vida e as competências que recebemos Dele devem ser estendidas a todas as esferas da nossa existência. Ser uma igreja que traz respostas e deseja influenciar para Deus por onde passa é fundamental", concluiu a professora Sônia.

Formaturas 2013 e 2014 da Escola de Líderes da IBN de São Félix do Araguaia (MT)